segunda-feira, 8 de agosto de 2011

"Sou o boneco de Mestre Vitalino"


O tempo passou e eu nem terminei de escrever aqui sobre o São João de Caruaru... Mesmo sendo assunto antigo, não posso deixar de registrar aqui que quando eu pensava em ir pra lá, pensava no maior São João do mundo, mas pensava também nos bonecos do Mestre Vitalino. São bonecos de barro que retratam o cotidiano e as ofícios no sertão nordestino. E eu sempre quis ter uma família voltando da roça! 

 A banda de pífano de verdade e retratada pelo filho do Seu Vitalino...




Pena que eu não tirei foto, mas achei por lá um boneco fazendo o conserto da rede elétrica, com o poste, os fios e tudo mais... Achei incrível que os artesãos continuam retratando os ofícios do dia a dia, que vão, é claro, mudando!

Ah, e claro, para fechar minha visita em Pernambuco, a música que eu tanto adoro "Leão do Norte", do Lenine, que fala da cultura riquíssima das festanças de lá. Se você ainda não conhece, veja abaixo, é de chacoalhar o esqueleto!!



***
Confira! Caruaru, a 137 km de Recife, pela BR 232, duplicada e em ótimo estado. Para achar o bairro Alto do Moura, é um pouco afastado do centro, ou seja, tem que ir de carro, ou de ônibus. Vá perguntando, mas não desista, mesmo se você ouvir uma resposta do tipo que eu ouvi: "Vixi, mas a senhora tá longiiii!"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...