sábado, 25 de junho de 2011

"No meio da Feira de Caruaru"


Nossa, mas eu queria tanto ir pro São João de Caruaru, em Pernambuco... Já estava virando uma sina para os meses de junho.

Então eu fui. Mas é engraçado, às vezes quando queremos e esperamos muito alguma coisa, acabamos fazendo meio de qualquer jeito. E assim foi, não me programei direito e cheguei lá meio sem saber onde as festas aconteciam; achava que ia chegar lá e ver gente dançando quadrilha por todos os lados! E não era bem assim...

Mas eu adorei! Acabei conhecendo a cidade como ela é, sem muitas preparações, e recomendo muito, principalmente pela maior feira livre do mundo, cantada pelo Lenine: a Feira de Caruaru.

Se você for lá, a banda de pífano vai te acompanhar pelas ruelas...

E você vai querer comprar um pacotinho com 10 do "melhor cordel do mundo" do Seu Cristóvão, que jurou de pé junto que é tudo verdade, tudo baseado na ciência...


E você vai perguntar o nome de muitas frutas lindas que você nunca viu (Prazer, o nome da frutinha rosa é jambo! Tem gosto de pêra verde, ou seja, gostinho de nada delicioso!)...


E você vai tentar entender porque é que as pessoas escolhem a carne pegando nela?!!! E também vai acompanhar a mesma mão que pegou na carne abrindo a bolsa, pegando o dinheiro... E depois vai entender que essa carne vermelha é sim fresca - diferente da mais escura que é a famosa carne seca do nordeste – mas que simplesmente ela não fica no frigorífico como vemos no mercado! E vai aprender com o açougueiro que é preciso cozinhá-la assim que entrar em casa pelas razões que você deve imaginar...


Ah, e depois disso tudo, você vai sentar e comer um ovinho de codorna esperando seu maravilhoso prato de... ??? Churrasquinho!!! Em um "ambiente familiar" no Bar e Restaurante do Heleno! Delícia!! E não é propaganda enganosa, me senti em casa (o que eu quero dizer é que em nenhum momento me senti uma gringa, de verdade!)!


Ah, escutando algo que deve ser o tal do "Aviões do Forró" que combina muito com tudo! Adorei Caruaru!!
***
Confira! Caruaru, a 137 km de Recife, pela BR 232, duplicada e em ótimo estado. Para achar a feira, é bem no centro, vá perguntando J

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Viva São João!



Hoje é dia de São João!! E eu que adoro tanto festa junina não sei de nenhuma pra ir hoje!


Então relembro aqui minha visitinha rápida em Gravatá, Pernambuco, que é uma cidade no caminho para Caruaru (lá onde tem um dos maiores São João do mundo! Eu fui! Mas é assunto para outro post antes de terminar o mês de junho!).


Parei em Gravatá meio sem querer, ou melhor, porque precisava de um café e porque vi um imenso balão colorido, e tive que parar para tirar foto.


E não é que acabei encontrando um monte de restaurantes de fondue? E lojas de vinho? E até uma lojinha de chocolate de Gramado? No meio do sertão pernambucano?!! Confesso que achei tudo muito engraçado!

Depois me informei e descobri que existe uma serra por lá, e pelo jeito até deve fazer um friozinho (tipo 25 graus na noite que eu passei por lá!). Muitas fazendas e haras.

Mas o que me interessava mesmo em Gravatá eram os balões: 


E viva São João!
***

Confira! Gravatá, a 86 km de Recife ou 54 km de Caruaru, pela BR 232, duplicada e em ótimo estado. 

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Trabalhando ou procrastinando?

Já tentou trabalhar em pleno feriado em um lugar onde o céu é absolutamente azul e a temperatura é nada mais nada menos do que ideal?

Difícil.

Mesmo se minha mesa de trabalho está tão convidativa que até tive que tirar uma fotinho (ou seja, dispersei mais uma vez do objetivo da tarde).

- Xícara preferida presente da minha mãe, eu acho que ela comprou na Maisons du Monde, o paraíso onde todas as coisas são lindas e baratas (e onde as mulheres ficam loucas!);

- Conjunto preferido de apoios para xícaras, presente de uma grande amiga, que é tão, mais tão minha cara que às vezes eu fico impressionada!

- Balas de coco daquelas que vem embaladinhas em papel nas festinhas de criança, só que essa foi feita em casa! Mas não na minha, claro, porque ouvi dizer que é suuuper complicado de fazer. O maridão trouxe um dia e não quis dizer onde comprou, vai ver que é porque eu ia querer ir lá toda semana!

- Jogo americano que ganhei da madrinha; se me lembro bem, ela comprou lááá no nordeste;

- Meu little pen drive tem um patinho amarelo que faz barulho para que eu não o perca! (existe um nome em português para essa coisinha que guarda arquivos? Chega, preciso trabalhar!).

Bom feriado!

domingo, 12 de junho de 2011

Ops, o amor é lindo!

Se você ainda não se convenceu de que a Praia dos Carneiros (do post anterior) é o lugar mais romântico de todos, veja esse comercial da marca de máquina fotográfica Canon, é incrível!



Ah, e descobri que o diretor desse comercial é o pernambucano diretor de cinema Heitor Dhalia, e aí vou ter que indicar também o filme dele de 2009, "À Deriva", com a Débora Bloch (sempre linda) e o francês que adora o Brasil Vincent Cassel (ainda não achei um francês que não adore o Brasil). A fotografia do filme é ótima – foi rodado em Búzios - assim como o figurino, meio anos 80, do Alexandre Herchcovitch. Recomendo!



Ops, talvez seja melhor assistir na ordem inversa (primeiro o filme, depois o comercial) para que você acredite, neste dia dos namorados, que o amor é mesmo lindo :)

sábado, 11 de junho de 2011

O lugar mais romântico de todos



Aproveitando a onda dos nomes tipo "a banda mais bonita da cidade", ou "o melhor bolo de chocolate do mundo", quero deixar a dica de um lugar que conheci: simplesmente o mais romântico de todos! Corra, amanhã é dia dos namorados!


Tudo bem, Paris é muito romântico, mas cá entre nós: uma igrejinha fofa na beira de um mar azul não ganha?





Esta é a Praia dos Carneiros, no município de Tamandaré, a 113 km de Recife – Pernambuco. É linda. Acho melhor ir fora de temporada, afinal, calor em Pernambuco sempre tem; prefiro nem pensar como seria este lugar com mil pessoas ao mesmo tempo.

 A ponta da praia onde está a igreja de São Benedito chama-se Prainha, que é, como já disse aqui, sinônimo de paraíso, onde o rio deságua no mar. Além da igrejinha, tem recifes onde dá pra ver peixinhos coloridos na maré baixa, não precisa nem mergulhar. Tem também muitos passeios de barco... Enfim, vale a pena!





E se por acaso você quiser (re)declarar seu amor, alugue as casinhas logo ao lado da igrejinha, chame seus próximos mais queridos, e corte mini-corações em papel vermelho para que eles joguem em você e no seu(sua) amado(a) logo que saírem do altar... Não é o lugar mais romântico do mundo?



***

Confira! Praia dos Carneiros, a 113 km de Recife – PE pela BR 101.


PS: Se você for fora de temporada, pode ter problemas para achar um lugarzinho na beira do mar para jantar ou ver o pôr do sol. Existe um restaurante estrelado lá (chama-se Beijupirá), mas fechava às 17hs! Então recomendo o Restaurante Arikindá da Pousada Praia dos Carneiros. Mas a dica é mais pela comodidade de estar sempre aberto, porque o peixe não estava assim muuuito bom (se bem que a mandioquinha frita estava uma delícia!). Preços bem corretos (se bem me lembro a caipirinha custou R$5!).

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Comer comer!



Voltando então ao assunto que muito interessa aos portugueses -  como vemos nas fotos! - e à nós também, come-se muito bem em Portugal! E barato! Então fica aqui mais uma dica: as tasquinhas.

Tasca é a razão pela qual o Mc Donald's não existe em toda esquina em Lisboa. Tasca é o restaurante de todo dia, tipo aqui no Brasil nós temos o Buffet por kilo, mas com a diferença de que lá – e acho que só lá em Portugal isso é possível! – é possível comer uma bela posta de bacalhau pelo preço de um Big Mac!! É o paraíso. (Tudo bem, você pode não gostar de bacalhau, e aí eu te diria primeiro "Já experimentou?" ou então "Como assim? Você não vai comer bacalhau em Portugal?" mas, se eu não conseguisse te convencer, te diria que além do bacalhau existem outras milhares de opções deliciosas, seja outro peixe, carne, frango ou legumes!).

Então queria aqui dar a dica de uma das melhores tasquinhas de Lisboa: chama-se A Palmeira. Foi lá que eu comi a posta de bacalhau feita na grelha mais gostosa e mais barata da minha vida. Os aperitivos são também uma delícia: azeitonas pretas, chouriço e pãozinho. Detalhe, os aperitivos são ainda mais gostosos quando vem a conta: eles não aparecem! Sai pra lá com essa história de couvert!

Desculpe, mas não consigo virar a foto de jeito nenhum!!


O mais engraçado é o que escrevemos no espaço para número de contribuinte: + 5 kg, depois de comer tanto!!



Tem também o "lado bar" da tasquinha, dá pra ser atendido no balcão para fazer aquele lanche rápido, ou tomar uma imperial. A descrição que eu encontrei na revista da Tap é ótima: "De portas abertas há 73 anos, o Palmeira é um lugar de culto de boémios, jornalistas e de todas as classes que não sofram nem de fastio, nem de alergia a copos. Para acompanhar a imperial há sempre tremoços e batatas fritas em rodelas grossas acabadas de fritar. Além da cozinha tradicional portuguesa, nos meses sem “r” há deliciosos caracóis, entre outros petiscos bem lusitanos."



Se bem que os caracóis eu dispensei...
***
Confira! A Palmeira: Rua do Crucifixo, 69-73, Baixa - Lisboa (Metrô Baixa-Chiado)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...