domingo, 30 de outubro de 2011

Liberte seus livros!


Cada ideia que surge hoje em dia com a internet... essa foi uma das melhores que eu ouvi falar ultimamente: uma biblioteca mundial chamada Book Crossing (veja o site!).

Você termina de ler seu livro, coloca uma etiqueta nele, com um número especial do sistema Book Crossing, e larga ele em algum lugar! A descrição desta etapa no site é ótima:

"Liberte ao acaso. Chamado de "libertação ao acaso" (e amada por muitos BookCrossers), esse tipo de compartilhamento é um pouco como o empurrão num filhotinho de pássaro para que aprenda a voar, ou mandar seus filhos estudarem a universidade em outro estado! Seu livro não quer disperdiçar a vida em sua prateleira juntando pó, ele quer sair e encantar vidas! Então deixe seu livro etiquetado num banco de jardim em um dia de verão, numa estação de trem, numa mesa em sua cafeteria favorita - em qualquer lugar onde possa ser encontrado por outro leitor contente. Em seguida volte aqui e leia sobre as novas aventuras do seu livro!"

Achei incrível! Também dá para presentear, criar lista de livros que você quer ler e entrar em contato com quem já leu e quer libertá-lo, tem até pontos especiais onde os livros são soltos – estou doida para achar um por aqui... E depois você segue o livro que você libertou através do número da sua etiqueta, quem sabe ele roda o mundo?!

Neste momento, no Brasil (maioria em São Paulo), há 967 livros libertados nos últimos 30 dias que ainda não foram notificados – será que estão ainda perdidos em cima de alguma mesa? Será que a pessoa que achou não teve a curiosidade de entrar no site e colocar seu número? Parece bastante, mas na Alemanha há 6.949!
E quanto ao número de membros, no Brasil há 7.698 pessoas inscritas, enquanto que o país que mais tem membros é os EUA, com 322.536 pessoas que potencialmente podem largar livros por aí (se bem que os alemães participam em menor número, mas com mais desapego!).

Ainda não cheguei à conclusão de qual será o melhor lugar para fazer minha primeira "libertação ao acaso", mas prometo tirar uma foto antes de abandoná-lo! Muito divertido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...