terça-feira, 15 de novembro de 2011

Facul

Será que toda faculdade de arquitetura tem sofás velhos, forno de pizza meio quebrado, e mosaicos espalhados e muitas vezes feitos pela metade? Ah, e também têm armários tipo locker pintados (e pichados) com mil cores? 

Além de outras coisas que mostram que os arquitetos também têm um lado artista (e revolucionário, como todo estudante?) – ou pelo menos tentam ter?


Em um dos passeios do fim de semana prolongado, eis que descobri a área "lounge" da FAU UNB. Nossa, foi uma nostalgia! Saudades do clima da "facul", ou melhor, das oportunidades que uma verdadeira Universidade pode oferecer (e que eu tive a sorte de poder freqüentar), que vão muito além das disciplinas do curso... Apesar de que só percebemos isso depois de ter saído.

"Autonomia universitária significa que o papel da universidade é transmitir conhecimento, cultura, ciência – e não mercadorias. Quando o papel do ensino se resume a permitir que estudantes adquiram um diploma, ou a prepará-los para encontrar um posto a serviço do management, do marketing, perde-se a qualidade humana, cultural e pedagógica da universidade"


(Michael Löwy, sociólogo, sobre a recente ocupação na USP, no Estadão de domingo 13.11.2011)

Um comentário:

  1. Oi Fer, delícia ver que vc anda acompanhando o blog, obrigada pelos recados. Eu tbém tô sempre acompanhando aqui. :)
    Beijão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...