Fui conhecer a Cidade de pedra, perto de Cocalzinho de Goiás.
Cocalzinho de Goiás é a irmã pobre de Pirenópolis.
Pirenópolis, para os íntimos "Piri", de um lado do Parque Estadual dos Pireneus, tem várias lojinhas e restaurantes chiques para que os brasilienses tenham onde gastar seu dinheiro nos finais de semana, quando descem para o "litoral". A cidade é realmente uma graça.
Mas Cocalzinho de Goiás, do outro lado do Parque, é "o" lugar. Da escalada. Tirando as pedras, que parece que choveram por ali, a cidadezinha é daquele tipo onde o povo todo se reúne na Igreja, no domingo à noite. Ah, e todo mundo vai de carro (ou de caminhão), mesmo se a cidade é do tamanho de um ovo.
E depois da missa, a grande sensação: pastel ou caldo na esquina! Coma e beba tudo o que quiser, nunca vai passar de R$ 10,00 (já em Piri, prepare-se para deixar a carteira). Até porque quem cuida do caixa é o filho do dono, que deve ter uns 10 anos, e às vezes ele se engana. Mas é sempre bom explicar para ele aonde foi que ele errou na conta, viu?
É interessante ver como as pessoas comem o que o dono da lanchonete define que elas vão comer: é pastel ou caldo. Se fosse cachorro quente, todo mundo comia também. Mas não se engane pelas aparências, o caldo é delicioso, tem de frango com milho, mandioca com carne seca.... Huuummm!!!
Enfim... O assunto aqui é escalada. Ou melhor, o dialeto da escalada "no" Goiás.
Porque vocês não imaginam, mas existe uma verdadeira discussão filosófica sem fim sobre o lugar onde está Brasília. A questão é:
- "Leque", Brasília é "no" Goiás, "fiiii"...
- Não é não "fiiii", Brasília é DF, não é "no" Goiás não. DF é a ilha da fantasia, não é "no" Goiás, não "Leque"!
- Por isso mesmo é que é "no" Goiás. "Ascossanssi".
- Sim, claro.
A última frase ninguém entendeu, e todo mundo deu risada. "Sim, claro", no meio de tantos "fiii", "leque" e "no" Goiás, soa até meio estranho. E depois, olhando pra pedra, teve outra pérola:
- Olhando assim, é visível!
Uoooouuuuuu!!!!
Cidade de Pedra é um setor relativamente novo de escalada, de vias, enquanto que Cocalzinho só tem boulder. Em todo caso, parece que choveu pedra no meio do cerrado!
Eeee adorei tudo!
ResponderExcluirAs fotos estão incríveis!!!!
A tradução do dialeto é o que há!
E na boa: o Caldo Verde é muito bom!!!
Eu provei!!!
Seu Blog continua lindo!