sábado, 4 de dezembro de 2010

Apresentando... o cerrado! (e o dialeto local)


Fui conhecer a Cidade de pedra, perto de Cocalzinho de Goiás.
Cocalzinho de Goiás é a irmã pobre de Pirenópolis.
Pirenópolis, para os íntimos "Piri", de um lado do Parque Estadual dos Pireneus, tem várias lojinhas e restaurantes chiques para que os brasilienses tenham onde gastar seu dinheiro nos finais de semana, quando descem para o "litoral". A cidade é realmente uma graça.
Mas Cocalzinho de Goiás, do outro lado do Parque, é "o" lugar. Da escalada. Tirando as pedras, que parece que choveram por ali, a cidadezinha é daquele tipo onde o povo todo se reúne na Igreja, no domingo à noite. Ah, e todo mundo vai de carro (ou de caminhão), mesmo se a cidade é do tamanho de um ovo.
E depois da missa, a grande sensação: pastel ou caldo na esquina! Coma e beba tudo o que quiser, nunca vai passar de R$ 10,00 (já em Piri, prepare-se para deixar a carteira). Até porque quem cuida do caixa é o filho do dono, que deve ter uns 10 anos, e às vezes ele se engana. Mas é sempre bom explicar para ele aonde foi que ele errou na conta, viu?
É interessante ver como as pessoas comem o que o dono da lanchonete define que elas vão comer: é pastel ou caldo. Se fosse cachorro quente, todo mundo comia também. Mas não se engane pelas aparências, o caldo é delicioso, tem de frango com milho, mandioca com carne seca.... Huuummm!!!
Enfim... O assunto aqui é escalada. Ou melhor, o dialeto da escalada "no" Goiás.

Porque vocês não imaginam, mas existe uma verdadeira discussão filosófica sem fim sobre o lugar onde está Brasília. A questão é:

- "Leque", Brasília é "no" Goiás, "fiiii"...
- Não é não "fiiii", Brasília é DF, não é "no" Goiás não. DF é a ilha da fantasia, não é "no" Goiás, não "Leque"!
- Por isso mesmo é que é "no" Goiás. "Ascossanssi".
- Sim, claro.
A última frase ninguém entendeu, e todo mundo deu risada. "Sim, claro", no meio de tantos "fiii", "leque" e "no" Goiás, soa até meio estranho. E depois, olhando pra pedra, teve outra pérola:
- Olhando assim, é visível!
Uoooouuuuuu!!!!
Cidade de Pedra é um setor relativamente novo de escalada, de vias, enquanto que Cocalzinho só tem boulder. Em todo caso, parece que choveu pedra no meio do cerrado!

Um comentário:

  1. Eeee adorei tudo!
    As fotos estão incríveis!!!!
    A tradução do dialeto é o que há!
    E na boa: o Caldo Verde é muito bom!!!
    Eu provei!!!
    Seu Blog continua lindo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...